Chorei. Ri. Chorei mais um bocado. Ri ainda mais do que chorei. Um dos meus livros favoritos de todos os tempos.
Parabéns meus ao John Green.
E aqui ficam as minhas passagens favoritas:
" - Se não os acenderes, não te matam - disse ele, quando a minha mão chegou à berma. - E eu nunca acendi nenhum. É uma metáfora, percebes? Colocas o objeto que mata no meio dos dentes, mas não lhe concedes o poder de matar."
" - Pois, por isso é que eu disse amanhã - respondeu ele. - Eu quero voltar a ver-te hoje à noite. Mas estou disposto a esperar toda a noite e grande parte do dia de amanhã. - Revirei os olhos. - Estou a falar a sério. - disse ele."
" Quaisquer tentativas para simular interações sociais normais eram muito deprimentes, porque era escandalosamente óbvio que todas as pessoas com quem eu falasse (...) se iriam sentir constrangidas e acanhadas, a não ser, talvez, miúdas como Jackie, que ainda não tinham essa experiência."
" - É o problema da dor - disse Augustus, olhando depois de relance para mim. - Exige ser sentida."
" - OK - disse eu.
- OK - disse ele.
(...)
- OK - disse ele, passado uma eternidade. - Talvez OK venha a ser o nosso para sempre.
- OK - disse eu."
" - Estou a meio de um solilóquio! Escrevi este texto e decorei-o e, se me interromperes, vou lixá-lo por completo - interrompeu Augustus. - Por favor, come a tua sanduíche e ouve."
" - Hazel Grace, tens caneta e uma folha de papel? - perguntou ele.
Eu disse que sim.
- Muito bem. Desenha um círculo, por favor.
Assim fiz.
- Agora desenha um círculo mais pequeno dentro desse círculo.
Assim fiz.
- O círculo maior são os virgens. O círculo mais pequeno são os rapazes de dezassete anos só com uma perna."
" - Tens noção de que tentares manter a distância de mim não irá diminuir o meu afeto por ti - comentou ele."
" - NUNCA NADA TEVE ESTE ASPETO EM TODA A HISTÓRIA DA HUMANIDADE - disse ele. O entusiasmo dele era adorável."
" - Há cerca de catorze pessoas mortas para cada uma que está viva - disse ele."
"Seria caso para uma pessoa se maravilhar com a insanidade da situação: uma mãe manda a sua filha de dezasseis anos sair sozinha com um rapaz de dezassete anos numa cidade famosa pela sua permissividade. Mas também isto era um efeito secundário de se estar a morrer."
" - Oh, eu não me iria importar, Hazel Grace. Seria um privilégio ter o meu coração partido por ti."
"Segundo Maslow, eu estava encravada no segundo nível da pirâmide, incapaz de sentir segurança em relação à minha saúde, incapaz de tentar alcançar o amor e o respeito e a arte e tudo o resto, o que é, claro está, um completo disparate. (...) Essas vontades apenas se tranfiguram com a doença."
"Não sou matemática, mas uma coisa eu sei: Entre 0 e 1 existem números infinitos. Existe o 0,1 e o 0,12 e o 0,112 e uma série infinita de outros. Claro está que existe um maior conjunto infinito de números entre 0 e 2, ou entre 0 e um milhão. Algumas infinidades são maiores que outras. (...) No meio dos dias numerados, tu deste-me um para sempre, e eu estou grata."
"Uma enfermeira fez-me a pergunta acerca da dor e eu nem sequer consegui falar, por isso estiquei nove dedos. (...) - Sabes como é que eu sei que és uma lutadora? Chamaste nove a um dez.
Mas não era bem assim. Chamei-lhe nove porque estava a guardar o meu dez. E cá estava ele, o grande e terrível dez, atacando-me repetidamente enquanto eu me mantinha quieta e sozinha na minha cama (...)"
"Abri rapidamente a malinha (...). Num movimento rápido (...) enfiei-os no espaço entre o seu tronco e o sumptuoso forro prateado do caixão. - Estes podes acender - segredei-lhe. - Eu não me importo."
"Os meus pensamentos são estrelas que não consigo incluir em constelações."
"Eu gosto das minhas escolhas. Espero que ela goste das dela.
Gosto, Augustus.
Gosto."
E vocês? Já leram? Gostaram? Não gostaram?
Quero saber
Copiavas logo o livro inteiro, minha filha
ResponderEliminarCala-te filha
Eliminaré um livro que irei ler obrigatoriamente nas férias :)
ResponderEliminarFazes mesmo muito bem, o livro é mesmo fantástico! :)
Eliminar